Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
‘Dia D’ da vacinação em SC imuniza mais de 120 mil crianças e adolescentes
- agosto 23, 2022
- 07:32
A campanha de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação contou com o “Dia D” no último sábado (20) em Santa Catarina. Na ação, 121.018 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos tiveram a caderneta de vacinação atualizada. Os dados foram divulgados pela SES (Secretaria do Estado da Saúde).
Deste total, 71.944 receberam vacinas de rotina, e as outras 49.074 são de crianças imunizadas contra a poliomielite (paralisia infantil).
Na primeira semana da Campanha de Multivacinação foram atualizadas 31.259 cadernetas de crianças de adolescentes de 0 a 14 anos. Na segunda semana foram 45.351, totalizando 76.610 vacinações.
Na primeira semana da Campanha contra a Poliomielite foram aplicadas 16.555 doses da vacina em crianças de um a quatro anos. Na segunda semana, foram 21.205, o que totaliza 37.760 doses aplicadas.
Entenda a campanha
As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação começaram no dia 8 de agosto e seguem até o dia 9 de setembro.
Entre as doses aplicadas estão todas aquelas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente: BGC, que previne formas graves da tuberculose; a Tríplice Viral, que previne a caxumba, o sarampo e a rubéola; a febre amarela; e a pólio, que protege contra a poliomielite. São 17 tipos de vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.
Vacinas do calendário básico disponíveis:
– VIP – Vacina inativada contra a poliomielite;
– VOP – Vacina oral contra a poliomielite, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
– dTpa (difteria e tétano adulto), difteria e tétano adulto;
– Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY), HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18);
– BCG (formas graves de tuberculose);
– Hepatite B, pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenza e b e hepatite b);
– Rotavírus (diarréia por rotavírus);
– Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos);
– Meningocócica C (doença meningocócica C);
– DTP (difteria, tétano e coqueluche);
– Hepatite A, varicela (catapora).
Fonte: ND+