A vitória sobre o América-MG significou passo importante ao Grêmio na briga por vaga na Libertadores 2024. De volta ao G-4, o Tricolor viu sua possibilidade de disputar a principal competição do continente subir para 74,6%, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em projeções sobre futebol. GZH mostra os cenários para o time comandado de Renato Portaluppi obter classificação.
Quarto colocado na tabela, o Grêmio tem aproveitamento de 55,4%. Isso indica que serão necessários 64 pontos para confirmar vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Com 50 já somados, o Tricolor precisa fazer mais 14 — ainda restam 24 em disputa.
Esse número pode aumentar pelo fato de o Flamengo, quinto, ter um jogo a menos. Caso o time carioca vença esse compromisso contra o Bragantino, o time paulista passaria a ser o quarto. Como o aproveitamento do Bragantino no momento é de 59,8%, a exigência para ficar no G-4 subiria para 69 pontos.
G-6 e possibilidade de G-7
Para ficar com uma vaga na etapa preliminar da Libertadores, a exigência do momento é de 63 pontos, de acordo com o aproveitamento do sexto colocado Atlético-MG.
Com o Fluminense na final da Libertadores deste ano, há possibilidade do G-6 virar G-7. Isso acontecerá se o clube carioca for campeão da América e terminar entre os seis primeiros. A exigência para ser sétimo colocado no momento, porém, é a mesma do sexto, já que o Athletico-PR tem a mesma pontuação do Galo.
Grêmio na Libertadores
Chance de 74,6%, de acordo com a UFMG;
Projeção de pontuação:
– G-4: 64 pontos;
– G-6: 63 pontos.
Fonte: Gaúcha / ZH