Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Defesa Civil emite alerta sobre fumaça tóxica em Chapecó e região
- novembro 13, 2023
- 16:59
Órgão recomenda que população evite contato com a fumaça; chamas começaram por volta das 6h29 da manhã em caminhão que descarregava combustível
A Defesa Civil de Chapecó emitiu um alerta para que a população evite o contato com a fumaça tóxica proveniente de um incêndio em uma distribuidora de combustíveis. Segundo a instituição, a fumaça é densa, escura e pode afetar outras cidades da região.
No momento uma célula com quatro tanques com diesel, gasolina e álcool estão pegando fogo. Ao todo são cerca de dois milhões de litros de diesel, gasolina e álcool. As equipes do Corpo de Bombeiro estão atuando no resfriamento dos tanques utilizando água e espuma.
Veja o alerta da Defesa Civil:
ALERTA – 13/11 11:06 – LIBERAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS NA ATMOSFERA devido a incêndio no município de Chapecó. Risco muito alto de transporte pelo vento para os municípios de Arvoredo, Chapecó, Paial, Seara e Xaxim.
“A nossa capacidade de geração de espuma não atende a demanda necessária para a extinção de incêndio no momento. Vamos continuar atuando aqui para conseguir resolver essa ocorrência da forma mais rápida possível”, afirma o sargento Duan Pedroso da Silva.
Como o incêndio começou
O fogo iniciou em um caminhão que descarregava 76 mil litros de combustíveis e se espalhou para parte dos tanques de armazenamento. O motorista do caminhão conseguiu sair ileso e os funcionários da distribuidora também evacuaram o local antes que o fogo se alastrasse. A empresa fica no Distrito de Marechal Bormann, uma área distante do centro da cidade, às margens da SCT-480, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.
O sargento Duan Pedroso da Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, registrou em vídeo a situação no local. Ele mostrou a intensidade das chamas e a nuvem de fumaça que se formou sobre a área.
No vídeo, o bombeiro mostra um caminhão destruído pelo fogo. As chamas teriam iniciado quando o veículo descarregava 76 mil litros de combustível.
“Como vocês podem ver, a massa de ar que o fogo desloca é muito grande, esse vento que tem aqui é causado pelo próprio incêndio, o que acaba alimentando as próprias chamas”, explicou Duan.
Ele disse que o vazamento de combustível estava alimentando o fogo na parte inferior dos tanques, o que dificultava o controle da situação. “O incêndio está sempre sendo alimentado pelo combustível que está vazando dos tanques”, completou.
As imagens mostram que os caminhões-tanque da empresa foram retirados do local para evitar maiores estragos
O fogo começou em um caminhão que descarregava 76 mil litros de combustíveis e se espalhou para parte dos tanques de armazenamento, que contém cerca de 2 milhões de litros de diesel, gasolina e álcool.
O Corpo de Bombeiros Militar mobilizou 15 caminhões e 35 profissionais da região Oeste de Santa Catarina para combater as chamas, que começaram por volta das 6h30. As equipes também contam com o apoio de veículos da própria distribuidora, uma equipe do Bombeiro do Aeroporto e de outras empresas, que transportam água do Rio Uruguai, a cerca de 10 km do local do incêndio.
O motorista do caminhão que originou o fogo conseguiu sair ileso. Os funcionários da distribuidora também evacuaram o local antes que o fogo se alastrasse. A empresa fica no Distrito de Marechal Bormann, uma área distante do centro da cidade, às margens da SCT-480, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil alertou que a fumaça produzida pelo incêndio é densa, escura e tóxica, e pode afetar outras cidades da região. O órgão recomendou que a população evite o contato com a fumaça e siga as orientações das autoridades.
Nota da empresa
Por conta do incêndio, a empresa atingida suspendeu por tempo indeterminado o carregamento e descarregamento de combustíveis na unidade de Chapecó. Leia abaixo.
Comunicado Oficial
A Maxsul Distribuidora de Combustívels Ltda informa que a base de abastecimento de Chapecó-SC está com o funcionamento SUSPENSO por tempo indeterminado devido aos transtornos causados pelo incidente da manhã do dia 13/11/2023. Diante disso, disponibilizamos de frete CIF e FOB para carregamento nas filiais de Araucária/PR, Esteio/RS e Itajaí/SC.
Fonte ND+