Skip to content

Defesa Civil emite alerta sobre fumaça tóxica em Chapecó e região

Órgão recomenda que população evite contato com a fumaça; chamas começaram por volta das 6h29 da manhã em caminhão que descarregava combustível

 

A Defesa Civil de Chapecó emitiu um alerta para que a população evite o contato com a fumaça tóxica proveniente de um incêndio em uma distribuidora de combustíveis. Segundo a instituição, a fumaça é densa, escura e pode afetar outras cidades da região.

Cerca de 35 bombeiros estão atuando na ocorrência. A equipe de combate conta com 15 caminhões do Corpo de Bombeiros Militar, do Bombeiro do Aeroporto e também de empresas privadas. A distribuidora de combustíveis atingida também está prestando auxílio. Os veículos estão coletando água do Rio Uruguai, há cerca de 10 quilômetros do local, para controlar as chamas.

No momento uma célula com quatro tanques com diesel, gasolina e álcool estão pegando fogo. Ao todo são cerca de dois milhões de litros de diesel, gasolina e álcool. As equipes do Corpo de Bombeiro estão atuando no resfriamento dos tanques utilizando água e espuma.

 

 

Veja o alerta da Defesa Civil:

ALERTA – 13/11 11:06 – LIBERAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS NA ATMOSFERA devido a incêndio no município de Chapecó. Risco muito alto de transporte pelo vento para os municípios de Arvoredo, Chapecó, Paial, Seara e Xaxim.

Alerta emitido nesta segunda – Foto: Defesa Civil/NDAlerta emitido nesta segunda – Foto: Defesa Civil/ND

“A nossa capacidade de geração de espuma não atende a demanda necessária para a extinção de incêndio no momento. Vamos continuar atuando aqui para conseguir resolver essa ocorrência da forma mais rápida possível”, afirma o sargento Duan Pedroso da Silva.

 

Como o incêndio começou

 

O fogo iniciou em um caminhão que descarregava 76 mil litros de combustíveis e se espalhou para parte dos tanques de armazenamento. O motorista do caminhão conseguiu sair ileso e os funcionários da distribuidora também evacuaram o local antes que o fogo se alastrasse. A empresa fica no Distrito de Marechal Bormann, uma área distante do centro da cidade, às margens da SCT-480, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.

Incêndio atinge distribuidora de combustível – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/NDIncêndio atinge distribuidora de combustível – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/ND

O sargento Duan Pedroso da Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, registrou em vídeo a situação no local. Ele mostrou a intensidade das chamas e a nuvem de fumaça que se formou sobre a área.

No vídeo, o bombeiro mostra um caminhão destruído pelo fogo. As chamas teriam iniciado quando o veículo descarregava 76 mil litros de combustível.

 

“Como vocês podem ver, a massa de ar que o fogo desloca é muito grande, esse vento que tem aqui é causado pelo próprio incêndio, o que acaba alimentando as próprias chamas”, explicou Duan.

 

Ele disse que o vazamento de combustível estava alimentando o fogo na parte inferior dos tanques, o que dificultava o controle da situação. “O incêndio está sempre sendo alimentado pelo combustível que está vazando dos tanques”, completou.

As imagens mostram que os caminhões-tanque da empresa foram retirados do local para evitar maiores estragos
Drone flagra momento em que fogo se alastra por empresa de combustíveis em Chapecó – Foto: Reprodução/NDDrone flagra momento em que fogo se alastra por empresa de combustíveis em Chapecó – Foto: Reprodução/ND

O fogo começou em um caminhão que descarregava 76 mil litros de combustíveis e se espalhou para parte dos tanques de armazenamento, que contém cerca de 2 milhões de litros de diesel, gasolina e álcool.

 

Corpo de Bombeiros Militar mobilizou 15 caminhões e 35 profissionais da região Oeste de Santa Catarina para combater as chamas, que começaram por volta das 6h30. As equipes também contam com o apoio de veículos da própria distribuidora, uma equipe do Bombeiro do Aeroporto e de outras empresas, que transportam água do Rio Uruguai, a cerca de 10 km do local do incêndio.

O motorista do caminhão que originou o fogo conseguiu sair ileso. Os funcionários da distribuidora também evacuaram o local antes que o fogo se alastrasse. A empresa fica no Distrito de Marechal Bormann, uma área distante do centro da cidade, às margens da SCT-480, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil alertou que a fumaça produzida pelo incêndio é densa, escura e tóxica, e pode afetar outras cidades da região. O órgão recomendou que a população evite o contato com a fumaça e siga as orientações das autoridades.

 

Nota da empresa

Por conta do incêndio, a empresa atingida suspendeu por tempo indeterminado o carregamento e descarregamento de combustíveis na unidade de Chapecó. Leia abaixo.

 

Comunicado Oficial

A Maxsul Distribuidora de Combustívels Ltda informa que a base de abastecimento de Chapecó-SC está com o funcionamento SUSPENSO por tempo indeterminado devido aos transtornos causados pelo incidente da manhã do dia 13/11/2023. Diante disso, disponibilizamos de frete CIF e FOB para carregamento nas filiais de Araucária/PR, Esteio/RS e Itajaí/SC.

 

Fonte ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
05:52, maio 22, 2024
temperature icon 19°C
céu limpo
Humidity 89 %
Wind Gust Wind Gust: 14 Km/h
Clouds Clouds: 0%
Sunrise Sunrise: 07:06
Sunset Sunset: 17:47