Skip to content

Defesa Civil emite alerta sobre as chuvas

Após uma noite e madrugada marcada por temporais e chuvas intensas, a tendência é de enfraquecimento das chuvas no decorrer desta sexta-feira (03). No momento, a chuva aparece de forma persistente no estado, mas com intensidade moderada a fraca. Devido a sua persistência, os acumulados de chuva ainda podem somar valores entre 20 e 50 mm no estado.

As condições de tempo melhoram conforme a massa de ar fria e seca, associada a frente fria, avança em SC. Este sistema mantém o tempo firme e ensolarado no final de semana (04 e 05). 

Vale destacar que a frente fria está associada a formação de um ciclone extratropical, que se localiza entre as costas do Rio Grande do Sul e Uruguai. Por conta disso, são esperados ventos persistentes de intensidade moderada, que sopram de sudoeste, no litoral e áreas próximas.

Também como consequência do ciclone, a previsão indica mar muito agitado do Litoral Sul à Grande Florianópolis, com risco de ressaca, erosão costeira, e perigo para atividades de navegação e pesca. A direção das ondas predominam de quadrante sul, com altura média de 2,5 m a 3,5 m, com picos de até 4 m.

 

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

As chuva volumosa registrada entre essa quinta e sexta causaram alagamentos e enxurradas, ainda fazendo com que os níveis dos rios aumentassem, principalmente nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste e Vale do Itajaí.

Ao longo desta sexta-feira o risco segue MUITO ALTO para inundações nestas regiões, devido a persistência da chuva associada aos rios já em condições de alerta para inundação, devido aos níveis elevados. Destaca-se as bacias dos Rios Peperi-Guaçu, Antas, Chapecó, do Peixe e Itajaí.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina.

Fonte: DCSC

 

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

 

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

 

Atualização ocorrencias dia 01a03_11_2023.docx (1)

 

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
05:32, maio 22, 2024
temperature icon 19°C
céu limpo
Humidity 91 %
Wind Gust Wind Gust: 14 Km/h
Clouds Clouds: 0%
Sunrise Sunrise: 07:06
Sunset Sunset: 17:47