Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
De tempestades severas a calor extremo: o que SC pode esperar do auge do El Niño em outubro
- setembro 28, 2023
- 16:49
Forte atuação do El Niño pode provocar eventos climáticos extremos, chuvas acima da média e temperaturas “escaldantes” em Santa Catarina
O mês de outubro, marcada pela primavera, costuma ter dias mais amenos e um leve aumento na temperatura na região Sul do Brasil. No entanto, por conta da atuação do El Niño, neste ano o período pode reservar fenômenos extremos no tempo e temperaturas “escaldantes”, conforme alerta da Met Sul Meteorologia.
Conforme a Met Sul, o tempo severo será uma das caraterísticas marcantes do mês de outubro, pois é o período mais tempestuoso do ano no Sul da País. O fenômeno acontece por conta do encontro de massas de ar frio e quente, além da atuação de áreas de baixa pressão e aglomerados de nuvens carregadas.
Segundo o estudo meteorológico, os temporais começam a ficar muito mais frequentes no Centro-Sul do Brasil na medida em que a estação “seca” gradualmente chega ao fim e a umidade aumenta na atmosfera. Esse combo, somado à ocorrência de ar quente, favorece a ocorrência de tempestades.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o mês de outubro deve ter chuvas bem acima da média no Estado, além de temporais severos pontuais, em especial, no Oeste catarinense.
O meteorologista também aponta que neste período os sistemas de baixa pressão que se deslocam pela Cordilheira dos Andes tendem a se intensificar ao chegar em Santa Catarina. Com isso, os fenômenos climáticos podem continuar trazendo chuvas bem acima da média para o Estado.
Atuação do El Niño segue bagunçando o tempo
O El Niño continua se fortalecendo no Oceano Pacífico ao longo da segunda metade do mês de setembro. O último boletim elaborado pelo NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera), dos Estados Unidos, indicou que a alteração de temperatura na superfície do mar era de 1,7ºC na região denominada como Região do El Niño, no Pacífico Equatorial Central.
O valor está enquadrado dentro do que os especialistas chamam de El Niño forte, com alteração de temperaturas entre +1,5ºC a +1,9ºC. Os especialistas apontam ainda uma tendência de que o fenômeno siga aquecendo ainda mais as águas do Oceano Pacífico e, com isso, intensifique eventos climáticos.
Temperaturas ao longo do mês de outubro
Grande parte do Centro-Sul do Brasil contará com um mês de temperaturas acima ou muito acima da média. A tendência, conforme a Met Sul Meteorologia, é que os registros fiquem mais altos em pontos da região Centro-Oeste e também do Norte ao Sudeste do Brasil.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o mês de outubro, em Santa Catarina, terá temperaturas acima da média e com alternâncias entre calor e temperaturas mais baixas. O meteorologista não descarta a possibilidade de haver períodos com temperaturas bem altas em algumas regiões do Estado.
Fonte ND+
No comment yet, add your voice below!