Skip to content

Conheça os projetos de SC que vão receber doações do Criança Esperança

Dois projetos catarinenses vão receber parte do dinheiro arrecadado na edição do Criança Esperança deste ano. O Lar Aprisco, em Xanxerê, e a Associação de Voluntários Herdeiros do Futuro, em Curitibanos, foram os selecionados de Santa Catarina para o benefício. Ao todo, são 71 iniciativas escolhidas no Brasil todo que irão dividir os R$ 15,8 milhões arrecadados.

 

Há 37 anos, o Criança Esperança auxilia projetos que tenham como objetivo levar educação para a vida de crianças e jovens em todas regiões do país. A edição deste ano durou um mês e teve o tradicional show na última segunda-feira (15). Na história, várias propostas catarinenses já usufruíram da principal atração beneficente da TV Globo. Neste ano, duas entidades do Meio-Oeste e Oeste de SC serão beneficiadas.

Herdeiros da Terra

Foto: Arquivo

 

A Associação de Voluntários Herdeiros do Futuro, em Curitibanos, inscreveu o projeto “Herdeiros da Terra: Construindo Projetos de Vida” para apoio financeiro. A aprovação da proposta veio pelo segundo ano consecutivo, já que em 2021 também foram aceitos.

 

O projeto da cidade do Meio-Oeste tem mais de 20 anos de existência e auxilia crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar, com atividades que contribuam para o desempenho escolar, convívio social, fortalecimento de vínculos familiares e a cidadania ativa. A fundadora e presidente da organização, Giovana Aparecida Kruker, explica como contexto cultural está presente na formação dos cidadãos de Curitibanos.

 

— A região do Contestado [onde está localizado a cidade] sofreu impactos da “Guerra do Contestado” e atraso no seu desenvolvimento humano e social. […] A luta pela justiça e equidade social, têm sido um grande catalizador do trabalho conjunto. — afirma a presidente.

 

Na proposta aprovada neste ano está a promoção de oficinas de leitura e escrita, oficinas de matemática, além de oficina de uso de novas tecnologias para apoio às tarefas escolares. Giovana conta que o dinheiro será investido no pagamento da equipe de professores e estagiários, além de comprar materiais para as oficinas, equipamentos, mobiliários e alimentação para 200 participantes.

 

Acolhendo o Saber

Foto: Arquivo Aprisco

Já o Lar Aprisco, em Xanxerê, registrou o projeto “Acolhendo o saber” para receber os recursos. A entidade iniciou os trabalhos em 2006 por uma situação emergencial. Naquele momento, um grupo de irmãos havia sido retirado da família e necessitava de acolhimento. Somente em 2010, o local se tornou oficial. Em 2013, a unidade de Xanxerê foi aberta.

 

Desde então, a casa abriga crianças e adolescentes de zero a 18 anos que saíram de suas famílias por determinação judicial. Muitas vezes, os jovens já tiveram seus direitos violados, sofrendo maus-tratos, violência física e/ou sexual, além de direitos básicos negados. O local é provisório enquanto há avaliação se os jovens voltam para a família ou vão para adoção.

 

Atualmente, a entidade possui três sedes com capacidade para 20 pessoas em cada. O lar de Xanxerê atende a mais dois municípios,  Faxinal dos Guedes e Bom Jesus. Todas as crianças e adolescentes frequentam a escola, participam de atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), fazem oficinas diversas (artes marciais, culinária, esportes).

 

Essa é a terceira vez que o Aprisco é contemplado pelo Criança Esperança. Em 2020, receberam uma van adaptada para cadeirante, e, em 2021, com um laboratório de informática. O presidente da Associação Aprisco, Marcos Costa, comenta a importância da parceria.

 

— São de fundamental importância para poder melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes acolhidos no Lar. Fazem toda a diferença na vida deles, oportunizando um desenvolvimento integral — afirma Costa.

 

O orçamento será utilizado na revitalização da sala multiuso para o desenvolvimento de atividades direcionadas ao autoconhecimento, entretenimento, empoderamento pessoal e apoio na formação educacional e profissional dos adolescentes.

 

Fonte: DC

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
04/02/23
21°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo