Skip to content

Como usar a nota do Enem em instituições públicas e privadas

Resultado também serve de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais de financiamento de estudo
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados nesta terça-feira (16). O exame é a principal porta de entrada de milhares de pessoas no ensino superior, seja em instituições de ensino públicas ou privadas. O resultado também serve de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais de financiamento de estudo.

Com as notas em mãos, os candidatos podem realizar o sonho de ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), ambos do Ministério da Educação (MEC).

Também é possível optar pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou em processos seletivos no chamado Enem Portugal — lista de universidades e faculdades que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — e em diversas instituições internacionais de ensino superior.

Sisu

O Sisu é um sistema que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. A partir deste ano o Sisu passará a ter apenas uma edição por ano.
Continua depois da publicidade
Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
Lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
ProUni

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para aqueles que nunca concluíram um curso de graduação. As buscas no site podem ser realizadas por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus.
Para participar e tentar conseguir uma das vagas, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter nota acima de zero na redação da edição anterior. Outra exigência é não ter participado do Enem na condição de treineiro.
Durante o processo para obter uma bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa da família.
Fies

O Fies oferece o financiamento, com taxa zero de juros, para cursos superiores não gratuitos. Ou seja, o governo federal paga as mensalidades de estudantes de graduação, que precisam pagar parte da conta durante o curso. No fim, os beneficiados tem que quitar o valor pago pelo governo.
Ao contrário do Sisu e do ProUni — que apenas consideram as notas da edição mais recente —, no Fies, o candidato pode concorrer com os resultados no Enem a partir da edição de 2010. Nesse caso, será selecionada a maior nota. 

Fonte: NSC
Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
11:31, jun 13, 2024
temperature icon 23°C
nublado
Humidity 44 %
Wind Gust Wind Gust: 40 Km/h
Clouds Clouds: 53%
Sunrise Sunrise: 07:16
Sunset Sunset: 17:44