Skip to content

Com aumento na procura por atendimento, Chapecó amplia medidas no combate à dengue e Covid-19

Foi organizado um plano de ação ao atendimento da população, que busca por atendimento com sintomas de dengue e Covid-19

 

A procura pelos serviços de urgência e emergência de pacientes com sintomas de dengue e Covid-19 teve um aumento significativo no município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

 

ambulatório dengue e covid-19
Ambulatório está atendendo pacientes com sintomas de dengue e Covid-19. – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND

 

Por isso, a Secretaria de Saúde do Município, que integra a sala de situação, e diretoria da UPA 24 h, se reuniu nesta terça-feira (26) para organizar um plano de ação ao atendimento da população, que busca por estes serviços.

 

Conforme o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, como estratégia de diluição dessa demanda na Rede de Atenção à Saúde, foi implantado o ambulatório anexo ao Centro de Saúde SAIC, desde 06 de março, que funciona das 8 às 18 horas.

 

 

Segundo ele, especificamente, no dia 01 de abril, próxima segunda-feira, seu funcionamento será até as 22h. Neste mesmo dia, o secretário adianta que os Centros de Saúde da Família Santo Antônio e São Pedro funcionarão até às 20h, exclusivamente neste dia, para atendimento de pacientes sintomáticos.

 

 

Combate a dengue e Covid-19

 

 

Novas medidas foram tomadas para o atendimento de pacientes com sintomas de dengue e Covid-19 – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND
Novas medidas foram tomadas para o atendimento de pacientes com sintomas de dengue e Covid-19 – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND

 

“Todos os profissionais de saúde estão capacitados para atendimento ao paciente com sintomatologia de dengue e Covid”, afirmou. Ele ressalta ainda a dificuldade no Estado e no Brasil de aquisição de teste rápido para dengue, em razão do cenário epidemiológico atual.

 

“Importante salientar que o teste rápido para dengue é realizado segundo os dias de sintomas, não sendo o teste a primeira escolha para diagnóstico da doença e sim os critérios clínicos do paciente. A depender do período de evolução da doença e também da classificação do quadro clínico, associado aos sinais de alarme, o profissional poderá solicitar exames complementares”, explicou.

 

 

A Secretaria de Saúde orienta, ainda, que a população também procure a sua unidade básica de saúde, pois estas contam com equipe de estratégia saúde da família aptas a proporcionar esse atendimento. “Todas essas medidas visam garantir o acesso ao atendimento da população, neste cenário epidemiológico”, finalizou.

 

Fonte ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
22/04/24
18°C
algumas nuvens
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App