Skip to content

‘Aprendi a ouvir o outro’, diz autor de violência doméstica após o Projeto Refletir em Chapecó

Ação oferece espaço de reflexão para autores de violência doméstica. Desde o início dos encontros, 406 homens foram atendidos

 

Um projeto realizado em Chapecó, Oeste de Santa Catarina, promove a reflexão dos homens autores de violência de gênero contra as mulheres. A ação é da CPMA (Central de Penas e Medidas Alternativas) e, desde o início dos encontros em 2016, foram atendidos 406 homens.

 

Projeto fala sobre a violência doméstica
Projeto aborda a violência doméstica em Chapecó – Foto: TJSC/Divulgação/ND

Conforme dados do Projeto Refletir, apenas 2,25% dos homens atendidos voltaram a cometer o crime. A central explica que os números animam a equipe a continuar os trabalhos.

 

 

Por meio de conversas, o projeto busca desconstruir padrões tóxicos de masculinidade. Os grupos são fechados, com média de 12 a 15 participantes e divididos em encontros semanais.

 

 

A coordenadora da CPMA Chapecó, Joseane Peruzzo, explica que o universo do projeto é formado por homens autores de violência de gênero contra as mulheres no âmbito da Lei Maria da Penha, encaminhados por determinação judicial.

Depoimentos dos autores de violência doméstica

 

Os homens são acolhidos e passam por atendimentos com assistente social e psicólogos. Ao final das atividades dos grupos, a equipe colhe os depoimentos sobre a participação no projeto.

 

 

Em um dos depoimentos, o agressor explica que “se soubéssemos de tudo isso no passado, talvez não precisássemos estar aqui”, completa. Outro homem ressalta que aprendeu a ser mais calmo e a ouvir a opinião dos outros.

 

 

Joseane destaca que o projeto pode gerar mudanças no comportamento e nas atitudes do homem com a família, o trabalho ou no próprio relacionamento afetivo. “O baixo índice de reincidência é um resultado significativo e potente, o que demonstra a efetividade do projeto”.

 

Fonte ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
22/04/24
18°C
algumas nuvens
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App