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Alfabetização de crianças sobe para 61% em SC, aponta MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (28) que 61% das crianças que estudam em escolas da rede pública de Santa Catarina foram alfabetizadas na idade certa em 2023. Houve um aumento em relação a 2021, quando a taxa de alfabetização foi de 55%.

 

Os dados fazem parte dos primeiros resultados divulgados pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal que tem o objetivo de garantir que os alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever.

Em todo o Brasil, a taxa de alfabetização em 2023 foi de 56%, mesmo patamar de 2019, quando foi de 55%. Em 2021, por conta da pandemia, o país registrou apenas 36% das crianças alfabetizadas na idade certa.

 

Neste ano, Santa Catarina teve o sexto maior valor entre as unidades da federação. As cidades com maior taxa de alfabetização na idade certa foram São João do Oeste (96%), Jupiá (95,9%), Saltinho (95,1%), Cunha Porã (93,9%) e Irati (92,9%). Também tiveram percentuais maiores de 90% as cidades de Novo Horizonte, Arroio Trinta, Serra Alta e Santa Rosa de Lima.

 

Em nota para o NSC Total, a Secretaria do Estado de Educação explicou que “tem investido continuamente em políticas públicas voltadas para a educação básica, proporcionando recursos e apoio para crianças se alfabetizarem na idade certa” e que aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Veja a nota completa abaixo.

 

“O Governo de Santa Catarina tem investido continuamente em políticas públicas voltadas para a educação básica, proporcionando recursos e apoio para crianças se alfabetizarem na idade certa.

 

Desde o primeiro ano da nova gestão, a Secretaria de Estado da Educação trabalha na construção da Política de Alfabetização do Território Catarinense, em regime de colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC) e outras instituições.

 

O Estado aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Um dos eixos do programa é o da Infraestrutura, que prevê assistência técnica e financeira do Ministério da Educação para que as redes possam dispor de materiais e instalar espaços de incentivo a práticas de leitura.“

 

Avanço na taxa nacional

Camilo Santana, ministro da Educação, celebrou o avanço do país em relação à taxa de alfabetização de 2021.

— É importante comemorar, mas ainda estamos muito longe, porque não queremos apenas metade das nossas crianças alfabetizadas na idade certa, queremos 100%. Progredimos, porém ainda temos um longo caminho a percorrer — avaliou.

 

De acordo com o ministro, mais de R$ 1 bilhão foi repassado para os estados e municípios para desenvolver políticas locais de alfabetização, garantir a construção de cantinhos de leitura em escolas, formar gestores e professores, entre outras iniciativas.

 

Para 2024, a meta de alfabetização almejada pelo governo é de 60% das crianças brasileiras. Este percentual sobe para 64% em 2025 e para 67% em 2026. Nos anos seguintes, as metas sobem para 71% (em 2027); 74% (2028), 77% (2029), até superar os 80% a partir de 2030.

Estados com a maior taxa de alfabetização em 2023

 

*Acre, Roraima e Distrito Federal não fizeram as avaliações estaduais em 2023, segundo o MEC

Ceará – 85%

Espírito Santo – 68%

Goiás – 67%

Rondônia – 65%

Rio Grande do Sul – 63%

Santa Catarina – 61%

Minas Gerais – 60%

Pernambuco – 59%

Maranhão – 56%

Mato Grosso – 55%

Amazonas – 52%

Piauí – 52%

Rio de Janeiro – 52%

São Paulo – 52%

Paraíba – 51%

Pará – 48%

Mato Grosso do Sul – 47%

Alagoas – 44%

Tocantins – 44%

Amapá – 42%

Bahia – 37%

Rio Grande do Norte – 37%

Sergipe – 31%

 

O que é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

 

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi firmado pelo MEC em 2023, com o objetivo de articular ações municipais, estaduais e federais em torno de uma meta: garantir que 100% das crianças do 2º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever.

Para que isso se torne possível, o governo criou uma ferramenta nova de avaliação, capaz de traçar um diagnóstico mais preciso da situação de cada rede. Até então, a principal prova para “medir” os conhecimentos das crianças era o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

 

A iniciativa teve adesão de todos os estados. Entre as medidas com apoio da União estão formação de professores e gestores e oferta de material didático para alfabetização e práticas de leitura.

Fonte: NSC

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