Skip to content

Alerta de Chuvas Intensas e Temporais em Santa Catarina nos Próximos Dias

Alerta de Chuvas Intensas e Temporais em Santa Catarina nos Próximos Dias

 

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram estão emitindo um alerta sobre as condições climáticas entre os dias 27 e 29 de novembro de 2023.

 

Hoje, segunda-feira (27), o dia começou com chuva em Santa Catarina. Ao longo do dia, uma baixa pressão está se formando, o que resultará em chuvas intensas e temporais isolados, especialmente na região Grande Oeste. Prevê-se acumulados de chuva entre 40 a 70 mm, com pontos de precipitação ainda mais elevados.

 

A partir do final da noite de hoje (27) e na madrugada de terça-feira (28), a chuva se intensificará nas áreas do centro-leste do estado, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul e Vale do Itajaí. Pode haver volumes elevados de precipitação em um curto período de tempo. Há um alto risco de ocorrências relacionadas a temporais e chuvas intensas, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os temporais também podem causar danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores. A chuva persistirá até as primeiras horas da quarta-feira (29).

 

Os acumulados de precipitação durante esse período podem chegar a valores médios entre 120 e 200 mm nas áreas do Litoral Sul, Grande Florianópolis, serra do Planalto Sul e áreas ao sul do Médio e Baixo Vale do Itajaí. Entre o Planalto Sul e o Alto Vale, os acumulados podem variar de 70 a 130 mm. Nas demais regiões, do Grande Oeste ao norte de Santa Catarina, os valores acumulados serão mais baixos, entre 20 e 40 mm.

 

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

 

Nesta segunda-feira (27) a maior parte dos rios catarinenses apresentam níveis de normalidade, devido ao final de semana mais seco no Estado. Os rios ainda seguem acima da normalidade, porém em recessão, em níveis de atenção na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, e em níveis de emergência na bacia do Rio Canoas, na região do Planalto Sul.

 

 

Devido a previsão de chuva intensa, que pode ocorrer em curto período de tempo, o risco é ALTO para ocorrência de inundações, e MUITO ALTO para alagamentos e enxurradas nas bacias hidrográficas das regiões da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Sul, principalmente as áreas próximas a Serra, onde o tempo de resposta dos rios é rápida, ou seja, apresentam elevação brusca. É fundamental acompanhar de perto os alertas e recomendações das Defesas Civis municipais para tomar medidas preventivas e de segurança.

 

A seguir são apresentados os níveis dos rios nestas regiões, segundo modelo hidrológico nesta segunda-feira (27):

 

 

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

 

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
05:42, jul 23, 2024
temperature icon 10°C
céu limpo
Humidity 81 %
Wind Gust Wind Gust: 5 Km/h
Clouds Clouds: 0%
Sunrise Sunrise: 07:15
Sunset Sunset: 17:57