Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Política de Ética
Política de Ética
Código de Ética
O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse. Por isso, o Website assume o compromisso de informar todos os fatos que puder, com a máxima velocidade, considerando o tempo mínimo para conferir os fatos.
A divulgação da informação precisa e correta é obrigação do Website e, individualmente, de todos os membros da sua equipe, independente da natureza de sua propriedade.
A informação publicada pelo Website se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo.
A apresentação de informações, cujas atividades produzam efeito na vida em sociedade, é uma obrigação social do Website.
Conduta profissional dos nossos Jornalistas
Todos os nossos jornalistas estão subordinado a este Código de Ética.
O principal compromisso do jornalista é com a verdade dos fatos. Por isso, seu trabalho se pauta pela precisão no momento da apuração dos acontecimentos e divulgação correta de todos os dados.
O jornalista tem o direto de guardar a origem e a identidade de suas fontes de informação sempre que considerar isso correto e necessário.
É dever do Jornalista:
- Divulgar todos os fatos que sejam de interesse público;
- Lutar pela liberdade de pensamento e expressão;
- Defender o livre exercício da profissão;
- Valorizar, honrar e dignificar a profissão;
- Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão;
- Combater e denunciar todas as formas de corrupção;
- Respeitar o direito à privacidade do cidadão;
- Prestigiar as entidades representativas e democráticas da categoria.
O Jornalista não pode:
- Aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria ou com tabela fixada pela sua entidade de classe;
- Submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação;
- Frustar a manifestação de opiniões divergentes ou impedir o livre debate;
- Concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual;
- Exercer cobertura jornalística, pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas e privadas onde seja funcionário, assessor ou empregado.
Responsabilidades do Jornalista:
- O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros.
- O jornalista deve evitar a divulgação dos fatos com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas. Também deve evitar fatos de caráter mórbido e contrários aos valores humanos.
- O jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demostradas ou verificadas. Ele também deve tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.
- O Jornalista deve permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria, quando ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções.
- O jornalista deve preservar a língua e a cultura nacionais.
- O jornalista deve lutar pelo exercício da soberania do Brasil, em seus aspectos político, econômico e social, bem como pela prevalência da vontade da maioria da sociedade, sempre respeitados os direitos das minorias.