Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Prefeitura de Chapecó realiza ação preventiva contra a Dengue no período de Finados
- outubro 29, 2024
- 11:12
Nesta semana que antecede Finados a Vigilância em Saúde e a Diretoria de Administração e Serviços Gerais estão realizando ações preventivas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A Diretoria de Administração já fez orientação para a limpeza e utilização de vasos perfurados ou com areia, para não acumular água. Também está fazendo a limpeza do local nesta semana.
E a Vigilância em Saúde Ambiental está intensificando os trabalhos de vigilância e de orientação prévia aos fornecedores e população para eliminação de artefatos como plásticos de vasos de flores e demais recipientes que possam acumular água, podendo haver um aumento dos focos nos cemitérios.
“Neste período que antecede o verão, há uma preocupação com o aumento dos focos, pelo calor e chuvas. Somado a isso, se não houver uma ação de eliminação após a data de Finados, também poderemos ter aumento de focos. Então além da orientação e entrega de ofícios em 27 floriculturas e 20 mercados, será realizado um mutirão pós Finados no dia 09/11 pela equipe de Agentes de Combate as Endemias e acadêmicos, com o objetivo de eliminar todos os criadouros nos cemitérios”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini.
Nesta data os mutirões acontecerão no Cemitério Central, Tomazelli e Jardim do Éden. As atividades de inspeção acontecerão nos demais cemitérios do município no decorrer da semana.
De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, o município de Chapecó, além das inovações como drones fotográficos e pulverizador, adota estratégia preventiva antes e após a data de Finados. “O resultado tem sido muito positivo, pois se percebe uma melhora, pois com pessoas informadas, há uma melhor conscientização. Neste ano, registramos 31 focos nos cemitérios do município. Cemitérios são considerados pontos estratégicos, com potencial risco de criadouros. Por isso há uma vigilância contínua, o que é fortalecido no período de finados”, afirmou Momoli.
Fonte: Assessoria de Imprensa