Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Com aumento na procura por atendimento, Chapecó amplia medidas no combate à dengue e Covid-19
- março 28, 2024
- 10:42
Foi organizado um plano de ação ao atendimento da população, que busca por atendimento com sintomas de dengue e Covid-19
A procura pelos serviços de urgência e emergência de pacientes com sintomas de dengue e Covid-19 teve um aumento significativo no município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.
Por isso, a Secretaria de Saúde do Município, que integra a sala de situação, e diretoria da UPA 24 h, se reuniu nesta terça-feira (26) para organizar um plano de ação ao atendimento da população, que busca por estes serviços.
Conforme o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, como estratégia de diluição dessa demanda na Rede de Atenção à Saúde, foi implantado o ambulatório anexo ao Centro de Saúde SAIC, desde 06 de março, que funciona das 8 às 18 horas.
Segundo ele, especificamente, no dia 01 de abril, próxima segunda-feira, seu funcionamento será até as 22h. Neste mesmo dia, o secretário adianta que os Centros de Saúde da Família Santo Antônio e São Pedro funcionarão até às 20h, exclusivamente neste dia, para atendimento de pacientes sintomáticos.
Combate a dengue e Covid-19
“Todos os profissionais de saúde estão capacitados para atendimento ao paciente com sintomatologia de dengue e Covid”, afirmou. Ele ressalta ainda a dificuldade no Estado e no Brasil de aquisição de teste rápido para dengue, em razão do cenário epidemiológico atual.
“Importante salientar que o teste rápido para dengue é realizado segundo os dias de sintomas, não sendo o teste a primeira escolha para diagnóstico da doença e sim os critérios clínicos do paciente. A depender do período de evolução da doença e também da classificação do quadro clínico, associado aos sinais de alarme, o profissional poderá solicitar exames complementares”, explicou.
A Secretaria de Saúde orienta, ainda, que a população também procure a sua unidade básica de saúde, pois estas contam com equipe de estratégia saúde da família aptas a proporcionar esse atendimento. “Todas essas medidas visam garantir o acesso ao atendimento da população, neste cenário epidemiológico”, finalizou.
Fonte ND+