Skip to content

31 mil candidatos pediram devolução da taxa de inscrição do ‘Enem dos Concursos’

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou que 31.050 candidatos solicitaram a devolução da taxa de inscrição, no valor entre R$ 60 (nível médio) e R$ 90 (nível superior), do CNU (Concurso Público Nacional Unificado). Inicialmente, o “Enem dos Concursos” estava marcado para acontecer em 5 de maio, mas foi adiado por causa das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Agora, o certame vai acontecer em 18 de agosto, com a convocação de novos servidores prevista para janeiro de 2025.

 

Ainda segundo informações da pasta, 138 inscritos pediram alteração no lugar de prova. Essa opção foi aberta apenas para os candidatos com residência no Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou aqueles de outros estados que iriam participar do certame em alguma cidade gaúcha.

 

Os cartões de confirmação vão estar disponíveis no dia 7 de agosto. Os cadernos de provas devem ser disponibilizados a partir de 20h, no mesmo dia da aplicação das avaliações.

 

Veja o calendário completo

– Disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos: 7 de agosto;

– Aplicação das provas objetivas e discursiva: 18 de agosto;

– Divulgação dos cadernos de provas às 20h: 18 de agosto;

– Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto;

– Previsão de divulgação dos resultados: 21 de novembro;

– Previsão de início da convocação de aprovados para posse: janeiro de 2025

 

Informações importantes

 

Segundo o MGI, todos os 18.757 malotes com as avaliações foram recolhidos e checados individualmente. Os fiscais de segurança não identificaram nenhum tipo de violação. Atualmente, os documentos estão armazenados em um local seguro.

Com ao menos 2,1 milhões de candidatos, o “Enem dos concursos” vai oferecer 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.

 

O concurso será dividido em oito blocos temáticos, sendo sete de nível superior e um de nível médio. Os candidatos do nível superior podem concorrer a diversas vagas, desde que sejam do mesmo bloco.

 

É necessário titulação específica em alguns cargos, ou seja, o candidato que não apresentar a formação específica para a função não poderá tomar posse.

 

O que é permitido levar?

 

Caneta transparente preta

– O candidato deve levar canetas de cor preta com material transparente. A equipe de fiscalização das salas não está autorizada a fornecer nenhum tipo de material. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.

 

Roupas e acessórios

– É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova, pois serão dois turnos de aplicação e a pessoa ficará sentada por um longo período. Não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. É proibido, também, o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.

 

Envelopes porta-objetos

– A Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para ser possível guardar materiais, bem como o telefone celular (que deverá ficar desligado durante toda prova). Os envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará as provas e ser guardados embaixo da carteira.

– Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizarem as provas e saírem dos locais de prova.

 

Alimentação

– É permitido que os candidatos levem alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas, e as garrafas de água precisam ser transparentes.

 

Eletrônicos

– Conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas e(ou) similares, gravadores, pendrive, mp3 player e(ou) similar, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares, microcomputadores portáteis e/ou similares.

Os candidatos também serão eliminados se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando máquinas de calcular, similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações.

 

Caderno de provas

Para reforçar a segurança do Concurso Nacional, os candidatos não poderão levar o caderno de provas, em nenhum dos turnos.

Tempo de permanência em sala

 

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.

Fonte: R7

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
10:10, jul 16, 2024
temperature icon 13°C
nublado
Humidity 95 %
Wind Gust Wind Gust: 7 Km/h
Clouds Clouds: 99%
Sunrise Sunrise: 07:17
Sunset Sunset: 17:54